O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma verdadeira pérola em território nacional. Se você ainda não conheceu, já prepare as malas que o resto a gente te conta neste guia completo com tudo o que você precisa saber antes de viajar pra lá.
É um destino perfeito para quem gosta de natureza e busca uma aventura diferente para as férias. Explorar nosso rico Brasil, principalmente em tempos de dólar nas alturas, é um dos musts para quem quer viajar.
Os 155 mil hectares que compõe o ‘deserto brasileiro’ dos Lençóis Maranhenses tem atividades para ocupar vários dias de viagem (nós recomendamos pelo menos seis para montar o roteiro).
Entre as mais indispensáveis estão as caminhadas pelo maior campo de Dunas do Brasil, nadar em lagoas de água doce cristalinas e azul turquesa, fazer atividades em um 4×4, interagir com a comunidade local e terminar todos os dias com um pôr do sol surreal.
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica na região norte do litoral do Maranhão. Ele abrange uma área de 115 mil hectares e diversos municípios da região. Os principais deles, mais estruturados para receber turismo, são: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins. Você pode conferir mais informações sobre cada um deles abaixo.
A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para quem visita os Lençóis Maranhenses. Ela fica 260 km da capital São Luis.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
A maneira mais prática – e recomendada – de se chegar aos Lençóis Maranhenses é por São Luís, através de uma agência ou receptivo. Nós da Encanto dos Lençóis fazemos transfer diariamente para Barreirinhas, dispomos de vans, micro-ônibus com ar condicionado, bancos reclináveis para a comodidade da sua viagem, todos em perfeito estado de conservação para uma viagem tranquila e aconchegante.
Para chegar aos Lençóis Maranhenses, você precisa primeiro ir de São Luís até Barreirinhas, cidade base para quem visita o parque.
Para quem quer montar um roteiro completo pelo Nordeste, vai uma dica: os Lençóis fazem parte da famosa Rota das Emoções, um roteiro que passa pelo litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.
Muita gente começa a viagem por São Luis, passa pelos Lençóis, cruza o delta do Parnaíba, e chega em Jericoacoara, no Ceará, mas também é possível fazer o caminho inverso, começando no Ceará e terminando no Maranhão.
Quando ir para os Lençóis Maranhenses
O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao longo do ano. A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas interdunares estão cheias.
Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.
O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00.